ÁGUA...



 Foto: Sidda Sanches.


Água Ciclo Hidrológico é o nome que se designou para a circulação da água na Terra. Complicado? Mas isso é somente para deixar claro que esta água está em constante movimento.

Lembre-se que o seu ciclo se dá através dos seguintes mecanismos: precipitação (chuva), escoamento superficial, infiltração, evaporação e transpiração.

Porém, o importante aqui é considerar que a água distribui-se de forma irregular, no tempo e no espaço, em função das condições geográficas, climáticas e meteorológicas de cada região. Você consegue identificar com clareza essa dinâmica em sua região?

A reutilização ou reuso da água, o uso de águas residuais, não é um conceito novo e tem sido praticado de variadas formas há muitos anos. Há, por exemplo, relatos de sua prática na Grécia Antiga, China, e América Andina.

A demanda crescente atualmente por água e por outro lado a escassez de recursos hídricos, tem feito do reuso planejado da água um tema atual e de suma importância.

E aqui chegamos onde queremos: deve-se considerar a reutilização da água como parte de uma atividade mais abrangente que é o uso racional ou eficiente da água, o qual compreende também o controle de perdas e desperdícios, e a minimização da produção de efluentes e do consumo deste bem esgotável.

Outra maneira bastante eficiente e simples de se poupar os recursos hídricos existentes, é a captação de água da chuva para reaproveitamento em atividades onde se utiliza água não potável.

Coletar água de chuva é simples e requer um pequeno investimento inicial que será rapidamente recuperado com a economia no consumo de água encanada.

Essa água pode ser direcionada para as caixas de descarga de vasos sanitários, para lavagem de carros, quintais ou mesmo para irrigação de jardins e canteiros. Caso possa instalar um filtro, essa água pode ser usada para banhos e lavagem de louça, por exemplo!

O que você pode fazer?

Todo local tem banheiros, portanto este pode ser o primeiro local a ser ajustado, seja em seu escritório, meio de hospedagem, casa, sítio, onde for, portanto:

As torneiras podem ser trocadas por modelos de fechamento automático ou com sensores de presença. O custo inicial pode ser rapidamente amortizado, uma vez que estes produtos podem economizar até 60% da água utilizada.

Adote para os vasos sanitários caixas de descarga acopladas que gastem no máximo 6 litros por descarga. Há ainda modelos em que há válvulas diferenciadas para líquidos (3 litros) e sólidos (6 litros). Somente aí você já pode reduzir seu consumo em até 85%.

Não é somente o planeta que vai agradecer.
Seu bolso também!



Fonte: abeta Portal Socioambiental.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Qual a natureza da sua energia? Positiva ou negativa?

REFLEXOLOGIA PODAL

De volta para casa...