LOGÍSTICA REVERSA
Deve-se buscar em qualquer atividade humana um cuidado maior com o meio-ambiente para que haja uma compatibilidade entre a extração e o uso da matéria-prima natural com a produção e o consumo sustentável e consciente; diminuindo a poluição, o consumo de energias e favorecendo a preservação da vida na terra, fazendo com que o impacto ambiental seja o menor possível.
Os primeiros estudos sobre logística reversa foram feitos nas décadas de 1970 e 1980, sua preocupação inicial era com o retorno dos materiais colocados no mercado após sua vida útil para serem reciclados, tendo sido denominado: Canais de Distribuição Reversos. Só a partir da década de 1990 que este tema começou a fazer parte da pauta dos problemas empresariais, porque esta realidade tornou-se tão preocupante que a sociedade começou a cobrar das empresas um comprometimento sério com o futuro e os impactos ambientais causados por elas, fatos internacionalizados com a globalização.
A partir dos anos 90, com a busca de soluções adequadas para a escassez de matérias-primas e as pressões ambientalistas mundiais, as empresas passaram a ter uma preocupação maior com os materiais que colocam no mercado; este atualmente é um problema que abrange vários países, onde empresas de processamento e distribuição passaram a ver a logística reversa como uma fonte importante de redução de perdas. Isto encaminha a uma nova solução empresarial: a Logística Reversa.
Comentários
Postar um comentário