POR QUÊ ALGUMAS PESSOAS TÊM MEDO DOS JALECOS BRANCOS (MÉDICOS E ENFERMEIROS)
Imagine uma criança de dois anos encostando a mão num fogão branco
cujo forno está aceso. Ela se queima e, num movimento rápido, tira a
mão. Com a experiência, essa criança poderá
aprender que fogões quentes queimam, o que seria correto, mas também
registrar outro tipo de informação em seu cérebro: a de que fogões
brancos queimam, ou a de que fogões queimam, ou ainda, tudo o que é
branco queima.
Ela passará, então, a ter medo de se aproximar de fogões ou até mesmo de alguém vestido de branco.
Por
que isso ocorre? Porque o cérebro humano é como um computador: armazena
dados, mas não tem condição de definir se esse dados são certos ou
errados.
Assim,
cada pessoa, por seu aprendizado particular, reage de maneira diferente
diante de situações iguais. Ouseja, cada um de nós tem seu modelo de
mundo, criado a partir das experiências adquiridas em todas as fases da
vida.
No comando da mente
Os mistérios
sobre o funcionamento do cérebro durante o aprendizado foram desvendados
pela Neurolingüística, ciência criada a partir das pesquisas do
analista de sistemas e matemático Richard Blender e do lingüista John
Grinder. ambos norte-americanos.
Partindo do princípio de que o
cérebro, como um computador, tem linguagens próprias e precisa de
comandos para funcionar bem, desde a década de 70 os pesquisadores vêm
desenvolvendo técnicas para ensinar as pessoas a gerenciar seus cérebros
e programá-los para obter o que desejam: sucesso na profissão e no
amor, cura de traumas e fobias e eliminação de vícios.
Programação
Há várias técnicas de programação neurolingüística. Um delas é a da tela mental, também chamada de swish.
http://www.reporternet.jor.br/rumo-a-felicidade/
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