PARA GOSTAR DE LER II, continuando a postagem anterior...DO LIVRO: "O HOMEM E CALCULAVA"

"(...)Do número, senhora,que é a base da razão e do entendimento, surge uma noção de indiscutível importância: é a noção de medida.
Medir, senhora, é comparar. Só são, entretanto, suscetíveis de medida as grandezas que admitem um elemento como base de comparação. Será possível medir-se a extensão do espaço? De modo nenhum. O espaço é infinito, e sendo assim, não admite termo de comparação. Será possível avaliar a Eternidade? De modo nenhum. Dentro das possibilidades humanas o tempo é sempre infinito, e no cálculo da Eternidade não pode o efêmero servir de unidade a avaliações.
Em muitos casos, entretanto, ser-nos-á possível representar uma grandeza que não se adapta aos sistemas de medidas, por outra que pode ser avaliada com segurança e vigor. Essa permuta de grandeza, vizando a simplificar os processos de medida, constitui o objeto principal de uma ciência que os homens denominam MATEMÁTICA.(...)
(...) A matemática, senhora, que ensina o homem a ser simples e modesto,é a base de todas as ciências e de todas as artes.(...)"

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

REFLEXOLOGIA PODAL