Graviola para combater o câncer segundo Dr. Marcos Stern
Graviola no combate ao câncer por Jakob Zajdhaft
Marcos Stern é farmacêutico e químico fisioterapeuta com pós-graduação em Farmotécnica Industrial na Universidade de Farmácia de São Paulo. Especializou-se em Fitoterapia e é incansável divulgador da fitoterapia em programas de rádio, Tv e assina colunas em jornais e revistas do país.
É sócio-fundador do 1º Jardim Botânico de Plantas Medicinais do Brasil, em Teresópolis, que tem como objetivo a inclusão no Programa Nacional de Plantas Medicinais lançado pelo Governo Federal em 2008. É ainda autor de 4 livros sobre “ O poder de cura das plantas”.
Nesta entrevista , Sterm aborda o poder medicinal da planta que tem sido alvo de procura.
.As folhas da graviola têm propriedades anticancerígenas?
- Sim. Elas possuem propriedades terapêuticas para amenizar o problema do câncer, porque têm princípios ativos. Há estudos no Canadá , México, EEUU e Alemanha, com resultados maravilhosos. Aqui no Brasil, muitos médicos têm receitado este produto.
.Que substâncias medicinais compõem as folhas de graviola?
- Podemos citar, entre outras, o ácido- aminobutírico, o ignocérico , a muricinina e os alcalóides.
. Há comprovação científica sobre seus efeitos?
- Depoimentos de renomados médicos da Alemanha e Estados Unidos, atestam o bom resultado. A comunidade Européia, principalmente a Alemanha, está utilizando a graviola com muito sucesso, seguindo aplicação similar nos Estados Unidos.
.O que diz o Ministério da Saúde?
- O Ministério da Saúde ainda não indica este tratamento fitoterapêutico. Na verdade, a pesquisa no Brasil engatinha, já que poucas plantas mereceram estudo mais apurado e a graviola não está incluída nas 71 plantas medicinais que foram objeto de estudo pela CEME ( Central de Medicamentos) e FIOCRUZ para serem liberadas com comprovação científica.
.Em que Estado do Brasil é cultivada a Graviola?
- No Amazonas e na fronteira com o Peru. É bom frisar a propriedade desta planta no Nordeste do Brasil, onde é consumida e comercializada na época da frutificação.
A graviola está em todos os quintais e feiras. A polpa da graviola contém boa quantidade de proteínas , gorduras , carboidratos, vitaminas C e B, potássio e fósforo. Daí a razão por estar em todas as mesas, para o amplo deleite.
.Fale sobre os efeitos da graviola e o da quimioterapia
- O poder da graviola é 10 mil vezes superior à quimioterapia, não apresenta efeitos colaterais, não destrói as células saudáveis e não há perda de cabelo.
.Como preparar este chá para prevenir e combater o câncer?
- É muito simples: 2 colheres de sopa de folhas fatiadas da graviola; 3 copos de água fervendo. Deixar as folhas fatiadas em infusão na água fervente por 15 min em recipiente tampado, coar e beber 3 xícaras de chá ao dia.
Entrevista concedida a Patrícia Ingo Tendrich (Papo em Comunidade)
Comentários
Postar um comentário